Mandela é internado para exames de rotina

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela foi internado em um hospital de Johanesburgo na noite. Funcionários da fundação liderada por Mandela disseram que o líder de 92 anos faz “exames de rotina” e “não está em perigo”. Nesta quinta-feira, o Congresso Nacional Africano, partido que governa a África do Sul, pediu calma à população e à imprensa.

“Todos sabemos que ele tem 92 anos e já não é um jovem”, afirmou Jackson Mthembu, porta-voz do CNA. “Fazemos um apelo para que as pessoas não façam declarações infundadas. Vamos permanecer calmos, porque não há razão para pânico.”

A mulher de Mandela, Graça Machel, está no hospital onde ele está internado, em Johanesburgo, assim como sua filha, Josina, e a assistente pessoal do líder, Zelda La Grange. Na manhã desta quinta-feira, Mandela recebeu a visita de sua ex-mulher, Winnie.

O jornal “The Star” afirmou que Mandela foi examinado pelo pneumologista Michael Plit. Segundo o diário, o líder foi internado para que o médico pudesse “estudar seu estado”. A agência local SAPA informou que a concentração de pessoas e veículos em frente ao hospital, que está cercado pela polícia, causou problemas no trânsito e impediu a chegada de estudantes a uma escola próxima.

Mandela se retirou da vida pública em 2004 e, desde então, fez poucas aparições. A mais recente foi em 11 de julho de 2010, durante a final da Copa do Mundo de futebol.

Com EFE, Reuters e AFP

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.