Unimed comandando o SUS?

Com a notícia da indicação do comandante da Unimed em Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira, para a Secretaria de Estado da Saúde, a primeira dúvida que tenho é a do título acima. Alguém acredita mesmo que o comandante da Unimed vai dedicar atenção especial ao funcionamento pleno do SUS?

O papo é o mesmo: temos de aliar a iniciativa privada à área pública, para que tudo melhore. Piada. O SUS só não vira o único plano de saúde dos brasileiros porque os interesses privados na saúde são gigantescos. Aliás, o dinheiro envolvido nisso é gigantesco também.

Infelizmente o governo que vai se instalar é do mesmo grupo que já esteve no poder federal do país e o quebrou, tempos que queremos esquecer quando PSDB/DEM governaram e entregaram quase tudo do patrimônio brasileiro. Queriam voltar com Serra este ano, mas o povo deu a resposta. Mas em SC, o DEM venceu junto ao PSDB e PMDB, e agora o viés privatista vai ser ampliado.

Agora, não venham querer enganar a população de que com alguém ligado ao empresariado da saúde as coisas melhorarão. O SUS é o melhor plano de saúde para os brasileiros, basta vontade política e determinação para fazê-lo funcionar bem. E ponto.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.