Hoje é o Dia Mundial da Visão. Saiba como cuidar da saúde dos olhos

olhosHoje comemora-se o Dia Mundial da Visão, data instituída em 2000, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, como parte das ações do Programa 20/20: O Direito à Visão.

Tome alguns cuidados para garantir a saúde da sua visão:

Por ser também um órgão, o olho se beneficia das propriedades dos alimentos que ingerimos. Dessa forma, uma dieta equilibrada e bem escolhida será de grande proveito à saúde visual. Segundo a Universidade de Melbourne, na Austrália, para que as lágrimas (protetoras dos olhos contra os agentes externos) fiquem sempre saudáveis, o ideal é consumir frutas, verduras e legumes que contenham vitaminas A e E, assim como nozes e semente de linhaça (porque contêm ômega 3).

Beber bastante líquido hidrata o organismo e também é fundamental para aumentar a quantidade de lágrimas. Proteger seus olhos do sol com óculos escuros é outra dica fundamental. Desde que os óculos tenham fator de proteção solar, para eivtar danos à sua visão.

Outra dica é para quando estiver assistindo à televisão. Nunca fique muito próxima ao aparelho. Procure manter uma istância de pelo menos dois metros da tela. Evitar passar horas em frente ao televisor garante a saúde dos seus olhos.

Regular a luz no monitor do computador também faz diferença. As telas muito brilhantes, que emitem grande quantidade de luz, acabam cansando os olhos e prejudicando a visão.

Quando for se maquiar, evite usar o lápis na parte de dentro dos olhos. Dependendo do produto, ele poderá provocar coceira e irritação.

E o mais importante: procure pelo menos uma vez ao ano um oftalmologista. Nunca é demais ficar atenta à saúde de seus olhos, não é mesmo?

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.