Regularização fundiária e melhorias habitacionais podem receber R$ 10 milhões

Nesta terça-feira (10/11) será assinado em Brasília o Protocolo Cooperação Federativa, no âmbito do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) relativo ao projeto apresentado pela Secretaria de Habitação contemplando itens como regularização fundiária, ações de melhorias habitacionais e construção de equipamentos comunitários, em regiões abrangidas pelos rios Guaxanduva e Iririu-Mirim, nos bairros Aventureiro, Jardim Iririú e Comasa. A expectativa, é que projeto beneficie 640 famílias diretamente e mais de 5 mil famílias indiretamente. 

O Prefeito Carlito Merss, acompanhado do Diretor-Executivo da Secretaria de Habitação Zeca Chaves, assinará o convênio durante o encontro que contará com a presença do Presidente Lula e do Ministro das Cidades Marcio Fortes.  

O projeto contará com um investimento de R$ 10 milhões e contempla também a construção de duas pontes na região. A primeira, ligando o bairro Comasa ao Jardim Iririú, por meio das ruas Victor Konder e Canoas. E a segunda, entre as ruas Ernesto Bachtold e Guaratinguetá, ligando os bairros Jardim Iririú e Aventureiro. Na área social, o projeto prevê a construção de um Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS) para a região, além de áreas de lazer. 

Segundo o Secretário da Habitação, Alsione Gomes de Oliveira Filho, a principal ação deste projeto é a regularização fundiária na região. Ele informa que com a regularização, as famílias terão a posse definitiva e documentada das propriedades. Ele também ressaltou a importância da participação técnica no projeto. “O mérito na obtenção desse montante de recursos se deve principalmente ao trabalho conjunto dos técnicos da Secretaria de Habitação, do IPPUJ e da Seinfra que trabalharam por mais de 20 dias a fio na elaboração da proposta agora aprovada.

Fonte: PMJ 

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.