Sindicato será homenageado pela Câmara de Vereadores de Joinville

50-anos-mecanicos.JPGO cinquentenário do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região foi lembrado pela bancada de vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Vereadores, que apresentou proposição pedindo uma sessão especial para marcar a data. O Plenário aprovou o requerimento e a sessão especial está marcada para o dia 15 de outubro a partir das 19:30 horas na sede do poder legislativo municipal. “Em nome da direção do Sindicato, agradeço a lembrança e a homenagem da Câmara de Vereadores. Afinal o Sindicato dos Mecânicos participou e participa ativamente do desenvolvimento e crescimento da cidade e região”, destaca o presidente João Bruggmann.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região , um dos mais antigos sindicatos de Joinville e do estado de Santa Catarina foi fundado em 1 de Outubro de 1959 ainda sob a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas e do Material Elétrico de Joinville, recebendo a Carta Sindical em 24 de Agosto de 1961. Cerca de 40 trabalhadores fundaram o Sindicato em uma época de transformações econômicas profundas no país. Foi neste período que a industrialização começou a tomar corpo no Brasil, Brasília foi construída e inaugurada, a televisão começou a fazer parte do cotidiano do brasileiro que antes só tinha como meios de informação o rádio e o jornal impresso.

Na sessão solene estão previstas homenagens especiais, cujos detalhes não foram divulgados. Em uma cidade marcada pelo conservadorismo e pela força do capital, essa homenagem aos trabalhadores por meio do seu sindicato é importante e sinaliza uma pequena mudança cultural na maior cidade de Santa Catarina.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.