Marcha à Brasilia: Foco será a redução da jornada de trabalho

A CUT e as demais centrais sindicais definiram que a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora será realizada no dia 11 de novembro. Entre suas principais reivindicações está a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

“Há uma avaliação comum de que devemos enfatizar a luta por medidas que valorizem o trabalho como elemento decisivo para impulsionar o desenvolvimento do mercado interno no enfrentamento à crise econômica mundial”, afirma o secretário geral da CUT, Quintino Severo.

Antes da Marcha, as entidades farão uma manifestação no Congresso Nacional na próxima quarta-feira, 7 de outubro, data da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente.

Avanço
A Câmara Federal aprovou ontem o projeto que ratifica a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A proposta agora será votada pelo Senado, antes de ser ratificada pelo presidente da República. Essa ratificação é uma reivindicação histórica da CUT e do movimento sindical brasileiro que, após negociação com o presidente Lula, garantiu o envio do texto ao Congresso como mensagem presidencial.

A 151 define os critérios para o reconhecimento das entidades sindicais representantes dos servidores da administração pública.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.